Sabe aquela receita de bolo classicona, ultra simples e que você faz SEMPRE?

Um bolo vegano, gostoso, fofinho, chocolatudo e com ingredientes super simples que você SEMPRE vai ter no armário. Essa também é uma ótima receita pra criar variações, como por exemplo transformar seu bolo de chocolate em um bolo de especiarias (acrescentando canela, cravo e cardamomo), ou fazê-lo sem cacau e acrescentar maçãs!

Seja como for, use a criatividade e pega um caderninho porque essa receita é pra salvar pra vida!

Bolo de Chocolate
Clássico

INGREDIENTES SECOS:

- 1 xíc açúcar demerara + 1 xícara de açúcar mascavo (acrescentar açúcar mascavo traz mais umidade para o bolo, mas tudo bem se não tiver os dois tipos, adeque para o que você tiver em casa)

- 2 xíc farinha de trigo

- 1 col de chá de fermento químico

- 3/4  xíc cacau em pó

- uma pitada de sal

INGREDIENTES MOLHADOS:

- 1 xíc água

-  2/3 xíc óleo

- 1 col chá de extrato de baunilha

INGREDIENTES DA CALDA:

- 8 col sopa cacau

- 8 col sopa açúcar

- 2 col sopa óleo

- 4 col sopa água

PREPARO:

1) Pré aqueça o forno a 180ºC

2) Em uma tigela misture os secos (farinha, cacau, açúcares, uma pitada de sal e fermento)


3) Em outra tigela, misture os molhados e depois acrescente-os à mistura dos secos misturando delicadamente. (Sempre que fizer bolo, não misture demais a massa pois isso irá desenvolver o glúten da farinha de trigo e deixar seu bolo embatumado/solado)

4) Leve ao forno até a parte de cima ficar sequinha e você esperar uma faca/palito e ele sair seco

5) Em uma panelinha misture os ingredientes da calda até ferver. Deixe ferver por 5 minutos e está pronta. Essa calda fica durinha quando o bolo esfria, e é deliciosa!

**Em cima, para dar crocância eu acrescentei lascas de amêndoas, você pode deixar sem ou acrescentar as castanhas de sua preferência.


Não há certos e errados na gastronomia vegana, o certo é você ser feliz e permitir o mesmo aos animais, o resto a gente inventa! Espero que gostem dessa receita!

Não se esqueça de fotografar e postar uma foto nos stories marcando o @palmavegan pra que eu possa ver a sua versão! Um beijo enorme, #considereoveganismo e até a próxima!

© 2020 Todas as imagens e receitas são de autoria de Juliana Palma e estão protegidas pelas leis de direito autoral

  • Instagram