Criei esse brownie para a sessão de receitas com café edição nº147 da Revista dos Vegetarianos. Foi um processo muito incrível pois encontrei a receita perfeita só depois de estudar muitas receitas não veganas e pensar nos mais diversos substitutos, desde os que dessem cremosidade até os que dessem aquela leve crostinha externa do brownie.

Depois de muito observar e pensar, descobri alguns truques testados e aprovados que hoje irei compartilhar com vocês!

Curiosamente, eu mesma nem tomo café. Eu adoro o aroma, mas por algum motivo essa iguaria não me cai tão bem, talvez eu tenha alguma leve intolerância ainda não comprovada.
Por isso digo que essa receita é de brownie de café, mas você pode MUITO bem trocar o café por leite vegetal ou até mesmo por água, então para os não amantes do café: não hesitem em testar variedades dessa delícia, eu mesma sempre troco e confesso que fica igualmente maravilhoso!

O creme branco também é 100% opcional. Entretanto, é ele quem vai transformar o seu brownie do dia a dia em uma sobremesa linda para servir no final de um jantar especial. Na minha opinião, é um agrado simples que faz toda diferença, vale a pena tentar!

Sem mais delongas, vamos à receita!

Brownie de Chocolate com Café
e creme branco 

 

INGREDIENTES PARA O BROWNIE:

- ¾ de xícara de água quente

- 1 e ½ colher de sopa de café solúvel

- ½ xícara de chá de abacate (bem maduro)

- 1/3 de xícara de chá de óleo de coco

- ½ xícara de açúcar demerara

- ½ xícara de açúcar mascavo

- ½ xícara de cacau em pó

- 1 pitada de sal

- 1 xícara de farinha de trigo

- 1 colher de chá de fermento químico

- ¾ de xícara de gotas de chocolate

 

 

INGREDIENTES PARA O CREME:

- 1 xíc de tofu firme

- 1 colher de chá de óleo de coco

- 1 colher de sopa de melado

- ½ colher de chá de essência de baunilha

* PARA DAR UM TCHANS:

- castanhas de sua escolha por cima do brownie e do creme, eu escolhi pistache que é minha favorita e combinou muito bem

PREPARO:

 

1) Comece preparando o café. Aqui eu usei café solúvel, dissolvido em ¾ de xícara de água quente (DICA: cuidado para não ferver a água, isso pode queimar e amargar seu café). Se você optar por usar outra qualidade de café, não se esqueça de manter a quantidade final de líquido que a receita pede, ou seja, ¾ de xícara.

2) Depois, em um processador (ou batedeira), misture o abacate com o óleo de coco, assim cria-se uma “manteiga” vegana rica em gorduras boas.

3) Incorpore a “manteiga” de abacate com o café mexendo com um fouet (ou na batedeira) até que fique bem homogêneo.

4) Acrescente os açúcares, se preferir pode usar o açúcar refinado, mas saiba que o demerara e o mascavo vão trazer mais umidade para o seu brownie e deixa-lo muito mais aromático e saudável.

5) Adicione o cacau em pó e uma pitadinha de sal, para realçar os sabores.

6) Adicione a farinha à massa peneirando-a e depois adicione o fermento.

6) Por fim, adicione delicadamente as gotas de chocolate à massa, elas vão garantir os pedacinhos de chocolate derretidos no meio do seu brownie!

7) Despeje sua massa em uma forma refratária untada (DICA: não use de alumínio ou metal, prefira uma forma tipo pirex, de vidro ou cerâmica, pois ela garantirá que seu brownie asse vagarosamente sem endurecer as extremidades) – asse em um forno pré-aquecido à 210°C até que a superfície do seu brownie comece a “rachar”. O tempo dependerá do tamanho e grossura das paredes do seu refratário e da potência do seu forno, mas se você conferir a superfície com frequência não tem como errar. Espere esfriar para desenformar com mais facilidade

8) Enquanto isso, faça o creme de tofu batendo todos os ingredientes no processador até virar um creme homogêneo e sirva por cima do brownie, finalizando com suas castanhas favoritas.

Não há certos e errados na gastronomia vegana, o certo é você ser feliz e permitir o mesmo aos animais, o resto a gente inventa! Espero que gostem dessa receita! Não se esqueça de fotografar e postar uma foto nos stories marcando o @palmavegan pra que eu possa ver a sua versão! Um beijo enorme, #considereoveganismo e até a próxima!

© 2020 Todas as imagens e receitas são de autoria de Juliana Palma e estão protegidas pelas leis de direito autoral

  • Instagram