Frango frito é o caralho, aqui é seitan e frango livre porra!

“Ai Juliana, porque você está chamando de frango frito então?”

Sim, você já deve ter se perguntado por que algumas comidas veganas imitam carne e outros produtos animais? Fazemos isso porque muitas vezes sentimos falta de uma comida específica que costumava ser feita em versão com animais mortos ou derivados de animais. As pessoas se tornam veganas porque querem o bem dos animais, e não porque não gostam de X ou Y prato, como churrasco ou um frango frito por exemplo. Eu amava essas coisas, mas quando percebi a violência animal que isso tudo envolvia, e percebi que era possível recriar muitas coisas em versões vegetais e sem crueldade!

É bacana manter o nome tradicional do prato e adicionar um "vegano" porque assim indicamos pra pessoa qual é o tipo de prato que aquela receita quer se assemelhar. E ainda, manter o nome tradicional ajuda pessoas que estão em transição a encontrarem substitutos veganos para coisas que elas gostam de comer.

Sem mais delongas, vamos a receita!

 

Frango Frito Vegano
QUE NÃO É FRANGO E NEM FRITO

INGREDIENTE BASE:

- 1/2 xíc de farinha de glúten (sim, tem que ser essa – você encontra em lojas a granel, eu comprei no Mercado de Pinheiros aqui em SP e deixei uma foto do valor do KG que eu paguei pra vocês verem)

- 1/2 xíc farinha de grão de bico


TEMPEROS (coloquei uma quantidade sugerida mas pode alterar a gosto, claro)

- 2 col opa de cebola em pó
- 1 col sopa de alho em pó

– 2 col sopa nutricional yeast ou levedo de cerveja
– 1 col sopa 
chimmi churi
– 1 col chá 
fumaça em pó
– 1 col chá 
páprica
– 1 col chá 
sal
– 1/2 xíc de 
caldo de legumes (eu fiz caseiro com os restos de legumes congelados que guardei por alguns meses mas vc pode usar um artificial se quiser)
- 1 col sopa de shoyu⠀⠀

PREPARO:

1) Misture bem todos os ingredientes secos (glúten + farinha + temperos) e depois acrescente o caldo de legumes misturado com o shoyu, sove com as mãos por 10 minutos, é meio esquisito de sovar porque fica bem borrachudo, mas bora trabalhar esse bracinho aí, a melhor forma é ir esmagando ele com o punho dentro do bowl mesmo

2) Rasgue a massa com as mãos em mini pedaços e unte os dois lados do seitanzinho e também a forma, leve para assar por 25min à 180ºC, virando na metade do tempo

RECEITA EXTRA DE 
MOLHO TÁRTARO:
Para fazer um molho para acompanhar seu frango vegano, processe tofu firme com mostarda, molho de tomate, orégano, sal, azeite, páprica e um tiquinho de vinagre branco até ficar cremosin :) Faço a olho testando o sabor, a base é o tofu firme, e os outros ingredientes você vai adicionando aos poucos conforme seu gosto.


Não há certos e errados na gastronomia vegana, o certo é você ser feliz e permitir o mesmo aos animais, o resto a gente inventa! Espero que gostem dessa receita!

Não se esqueça de fotografar e postar uma foto nos stories marcando o @palmavegan pra que eu possa ver a sua versão! Um beijo enorme, #considereoveganismo e até a próxima!

© 2020 Todas as imagens e receitas são de autoria de Juliana Palma e estão protegidas pelas leis de direito autoral

  • Instagram