Colhi muitas frutas no jardim e fiz uma receita experimental pro meu Instagram. Nela narrei o processo de se fazer uma geleia de forma simples e gostosa.

Resolvi trazer esse processo aqui pra vocês de uma forma mais direcionada. Apesar de a geléia ser algo simples, ela é muito agradável de se fazer, inclusive recomendo pra quem está começando a se apaixonar pela cozinha!

Cozinha também é sentimento e percepção, que você desenvolve com a experiência.

Vou usar as frutas que mostrei em um post do @palmavegan (se você não acompanha me instagram, fica a dica pra ir lá seguir e não perder esse conteúdo que é sempre delicioso e diário). Uma seleção de frutas silvestres, dentre elas: cerejas, amoras e jabuticabas orgânicas.

Recomendo que você utilize as orgânicas que tiver acesso mais fácil na região onde vive. Inclusive, mesmo que não sejam frutas vermelhas, é possível fazer geleia com quase qualquer fruta. Já vi geleias até com maracujá, hibisco e outras flores. Vale a pena se arriscar e tentar criar algo diferente!


 

Geleia de Frutas Vermelhas Brasileiras


 

INGREDIENTES:

- frutas orgânicas que forem acessíveis à sua região

- açúcar demerara orgânico à gosto

- limão (para a quantidade de frutas que colhi - essas da foto - usei cerca de 1 limão e meio)

PREPARO:

1) Depois que escolher as frutas, é só lavá-las com água corrente e começar a descaroçar as que tiverem grandes sementes. não tiro o cabinho e nem as sementes da amora (não tem pra quê tirar, só vai te dar mais trabalho, criar descarte e reduzir a quantidade de fibras da sua geleia e deixá-la menos digestiva)

2) Também não descarto as sementes da jabuticaba logo de cara, eu as coloco em outra panelinha cobertas com água e fervo por uns 20 minutos até perceber que a água ganhou viscosidade. isso significa que a polpa deu uma descolada da semente, depois eu jogo isso numa peneira e esfrego com uma colher para que esse suquinho se junte ao restante da geleia

3) Em uma panela maior, coloco as amoras inteiras, as polpas das cerejas sem sementes, o caldinho da jabuticaba e a casca da jabuticaba! sim, a casca. ela é ultra saborosa e fica molinha ao ser aquecida

4) Agora tire um tempo pra você e seu fogo médio. Deixa as frutas fazerem um barulhinho de "frrrrruuu"ta fervendo e aguarde.

5) Depois adicione um pouco de água, pra cobrir metade da altura das frutas e não deixá-las queimar enquanto cozinham


6) Agora pra adoçar além do açúcar da fruta, algumas colheres de açúcar orgânico são suficientes, mas vai da sua formigueza

7) Finalize espremendo o limão, pra trazer pectina, amor e firmeza - não esqueça de esterilizar um pote de vidro na água fervente por 15min antes de guardar sua geleia nele, e aproveite ❤


Não há certos e errados na gastronomia vegana, o certo é você ser feliz e permitir o mesmo aos animais, o resto a gente inventa!

Espero que gostem dessa receita!

Não se esqueça de fotografar e postar uma foto nos stories marcando o @palmavegan pra que eu possa ver a sua versão! Um beijo enorme, #considereoveganismo e até a próxima!

© 2020 Todas as imagens e receitas são de autoria de Juliana Palma e estão protegidas pelas leis de direito autoral

  • Instagram