Essa receita de torta é perfeita pra dar um boost de proteínas na massa da sua torta sem precisar comprar farinhas especiais. A receita original é da minha amiga Lívia, inclusive recomendo que vocês deem uma olhada no Instagram dela que é @vegtododia e é cheio de receitas lindíssimas e deliciosas! Aqui eu trago a receita dela com algumas alterações simples!

Espero que gostem, lembrando que é SUPER possível fazê-la numa versão sem glúten. É só trocar a farinha de trigo por outra farinha como a de aveia ou arroz, por exemplo.

Torta com massa de grão de bico

INGREDIENTES:

PARA O RECHEIO:

 

250g tofu soft
2 col sopa de azeite
1 cebola pequena picada 
1 dente de alho picadinho
1 maço de espinafre 
2 col de sopa de molho de tomate concentrado (para pincelar o recheio antes de ir ao forno e dar uma cor)
sal e pimenta do reino a gosto

PARA A MASSA:

2 col de chá de melado de cana (para dourar a massa no forno)
1 xíc de grão de bico cozido
Água do cozimento
Farinha de trigo
Temperos secos de sua preferência (orégano, manjericão, páprica etc)
sal a gosto

 

PREPARO DA MASSA:

* Pré aqueça seu forno à 200ºC.

1) Bata o grão de bico no processador (ou liquidificador) utilizando a água do cozimento AOS POUCOS até que o grão se torne uma pasta homogênea (como se fosse um hommus).

2) Transfira a pasta de grão de bico para uma tigela e acrescente os temperos e a farinha até formar uma massa moldável que quase não grude nas mãos. Lembre-se de adicionar a farinha aos poucos para evitar que sua massa fique seca demais. E prove um pedacinho da sua massa antes de colocá-la na forma, para garantir que ela tem uma quantidade adequada de sal e temperos suficiente.

3) Coloque sua massa moldando-a numa forma com fundo removível (para facilitar sua vida, amém ahaha) e pincele o melado de cana sobre a massa. O melado sempre ajuda as massas a ficarem mais douradinhas ao ir pro forno. Fica lindo e não altera o sabor de forma significativa. Espalhe bem os cantos na forma para garantir que sua massa não ficará grossa demais :)

4) Leve a massa ao forno por 15 à 20 minutos até que ela comece a dourar. Enquanto isso, faça o recheio!

PREPARO DO RECHEIO:

1) Em uma panelinha, refogue a cebola e o alho no azeite. Coloque metade disso no processador junto com o tofu e bata até obter um creme liso e homogeneo. Acrescente sal, pimenta preta e outros temperos que gostar, sempre prove para garantir que está ideal.

2) Transfira esse creme de tofu para a sua torta espalhando bem.

3) Coloque o espinafre, já lavado, na panela com o restante da cebola e do alho. Acrescente sal e pimenta, conferindo sempre. Quando o espinafre começar a murchar, coloque-o sobre a torta.

4) Finalize a torta espalhando o concentrado de tomate sobre o creme com espinafre com a ajuda da parte de trás de uma colher de sopa. Acrescente um fio de azeite e outros temperos que quiser e retorne ao forno por mais 20 à 30 min, dependendo da potência do seu forno. ​

Não há certos e errados na gastronomia vegana, o certo é você ser feliz e permitir o mesmo aos animais, o resto a gente inventa! Espero que gostem dessa receita! Não se esqueça de fotografar e postar uma foto nos stories marcando o @palmavegan pra que eu possa ver a sua versão! Um beijo enorme, #considereoveganismo e até a próxima!

© 2020 Todas as imagens e receitas são de autoria de Juliana Palma e estão protegidas pelas leis de direito autoral

  • Instagram