Nice cream é um desses cafés da manhã que passa em todos os quesitos:
- É barato
- É fácil
- É gostoso
- É nutritivo
- E claro, é lindo!

Nada mais é do que um sorvete com base de banana congelada, E a partir dessa base, você pode usar TODA sua criatividade e modificá-lo como quiser. Seja batendo outras frutas congeladas, leites vegetais, ou até açaí junto com a sua banana e criando novos sabores, ou caprichando nos mais diferentes toppings e acrescentando frutas in natura, granolas, castanhas, melados, caldas e outras sementes.

Seja como for, nice cream é sempre uma ótima pedida, principalmente em dias de calor!

A seguir trago algumas ideias de toppings veganos, caso você ainda esteja um pouco perdido. E ao fim, deixo pra vocês a receita base de como fazer essa delícia!

Nice Cream
ou simplesmente,  sorvete de banana!

PARA DAR CROCÂNCIA:
⠀⠀⠀
Aveia prensada • além de HIPER nutritiva ela fica super crocante (tipo granola mesmo), basta tostar na frigideira até ela começar a dourar, esperar esfriar e guardar num pote de vidro fora da geladeira. Assim você sempre terá uma aveia prontinha pra finalizar desde saladas, sopas, panquecas até um nice cream!
⠀⠀⠀
Flocos de Milho • bem cerealzudo, ele pode ser comprado à granel, assim ele vem sem aditivos (como açúcares etc) e MUITO barato. 
⠀⠀⠀
Flocos de Arroz • mesmo história dos flocos de milho. Ótimas fontes de carboidrato e trazem uma crocância maravilhosa!
⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
PARA UM SABOR DIFERENTE, E MUITOS NUTRIENTES:

Para aproveitar bem e fazer render, todas as castanhas a seguir podem ser preparadas da seguinte forma: tostando na frigideira - sem óleo nem nada - isso ajuda a deixá-las mais saborosas. 5 castanhas picadas em cima de um sorvetinho de banana já fazem TODA a diferença! Ou se forem sementes menores como gergelim e girassol, apenas tostar já é suficiente!

Amêndoas • podem parecer um artigo muito caro, mas um pouquinho já faz toda diferença (no sabor e na nutrição).
⠀⠀⠀
Pistache • é caro mas também vale cada centavo pra ter esse aroma maravilhoso!
⠀⠀⠀
Avelãs • também pode ser cara dependendo do país em que você morar (aqui na França, por exemplo, é uma das castanhas mais baratas). De qualquer forma, finalizar seu nice cream com só um punhadinho dessas castanhas tostadas e cortadas traz um sabor maravilhoso e vale muito e pena!
⠀⠀⠀
Amendoim • é mais baratex porém igualmente delicioso, tostadinho vai trazer uma complexidade de sabor incrível pro seu nice cream.
⠀⠀⠀
Gergelim • barato e fácil de encontrar, é uma delícia e super nutritivo!
⠀⠀⠀
Semente de girassol • descascada ela tem um sabor delicado e nutre muito, além de ter um preço relativamente acessível!
⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
PARA ADOÇAR DE FORMA SAUDÁVEL:

Para algumas pessoas o açúcar das frutas já basta, para outras: existem outras formas de adoçar seu nice cream sem precisar enchê-lo de açúcar refinado diretamente, como por exemplo:
⠀⠀⠀
Melado de cana • delicioso, brasileirinho e rico em ferro
⠀⠀⠀
Geléias • são um jeito bacana de adoçar e adicionar um sabor especial

Agave e xarope de maple • são duas opções importadas que costumam ser mais caras do que as aí de cima, mas fica a dica porque são MUITO gostosas!
⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
PARA CREMOSIDADE:


Por cima, como topping, ou colocando pra bater junto com a banana, adicionar uma pasta de castanhas deixa seu nice cream super nutritivo e saboroso!
⠀⠀⠀
Tahine • pouca gente mistura tahine com doces, mas adiciona um pouco de açúcar e cacau e ele vira um creme maravilhoso
⠀⠀⠀
Pasta de amendoim • deliciosa e nutritiva
⠀⠀⠀
Pasta de amêndoas • um pouco mais cara mas dá pra fazer em casa para baratear se você tiver um processador bom! 
⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
PARA COLORIR E NUTRIR:

Diferente das castanhas e outros toppings citados anteriormente, esses daqui são bons para bater junto com a banana e trazer cor e sabor pro seu sorvete.
⠀⠀⠀
Açafrão • amarelin e fresquin, além de ser super nutritivo e ótimo para o sistema imunológico
⠀⠀⠀
Beterraba em pó • rosa e maravilhosa, além de baratinha!
⠀⠀⠀
Spirulina • um pózinho de alga fedido pra porr* mas é HIPER nutritivo e se colocar BEM pouco nem dá pra sentir o futum kkk

Chlorella • também é uma alga em pó super nutritiva! Essa eu nunca comi então não posso opinar sobre o aroma hahaha mas sei que ela deixa um azul lindo nos sorvetes então fica a dica pra quem tiver interesse!

OUTRAS FRUTAS E ELEMENTOS QUE PODEM SER BATIDOS COM AS BANANAS:

Leite vegetal • você pode substituir a base de água por leites vegetais deixando seu nice cream mais nutritivo e cremoso

Açaí • não preciso nem explicar muito né? Com algumas colheres dessa delícia você transforma seu sorvete de banana em um bowl de açaí cremoso e maravilhoso!

Sucos de Fruta • assim como no caso do leite vegetal, você pode trocar a água diretamente por sucos e acrescentar sabor e mais açúcar de fruta pro seu nice cream.


Minhas frutas favoritas para nice cream:
Kiwi, frutas vermelhas (cereja, amora, acerola, morango, framboesa), manga, mamão, pitaya.

*Na minha opinião, frutas que são mais "porosas" (como maçã e pêra) não ficam tão gostosas porque elas deixam a textura menos cremosa e mais granulada.

PREPARO DO NICE CREAM:

Agora que você já sabe tudo, chegou o momento mais simples, preparar seu sorvete de banana! O preparo começa pelo menos uma noite antes: você deve congelar bananas maduras. Para evitar o esquecimento, eu mantenho meu freezer sempre com algumas bananas maduras cortadas e congeladas dentro de um pote. Assim, sempre que bater vontade, basta abrir o pote, pegar algumas bananas e ir preparar seu sorvete.

A quantidade dos ingredientes varia muito dependendo de quanto você come, claro! Na minha medida, para uma porção individual cerca de 2 à 3 bananas bastam.

1) Coloque suas bananas congeladas pra bater no processador se você tiver. Se não tiver, pode usar um liquidificador como eu, é um pouco mais dificil pois você vai precisar da ajuda de uma colher pra bater, mas super rola, eu faço assim há anos e nunca tive problemas!

2) Nesse momento, quanto MENOS líquido você conseguir colocar MELHOR! Porque assim seu nice cream fica bem firme e cremoso, e não tão aguado e líquido. É claro que isso vai depender da potência do seu aparelho. Num bom processador dá pra fazer nice cream sem nem colocar água, já num liquidificador é necessário pelo menos um pouco. Minha dica: vá colocando BEM aos poucos e pressionando a mistura com a ajuda de uma colher (lembrando de parar de bater sempre que você colocar a colher dentro do liquidificador, não me responsabilizo por acidentes hein hahah)


3) Se quiser adicionar cremes, outras frutas, açaí, leite vegetal, suplementos em pó, esse é o momento! 

4) Pare de bater apenas quando a mistura estiver bem homogênea e cremosa! Mas cuidado para não demorar MUITO tempo nesse processo todo, afinal, um sorvete precisa estar ainda bem geladinho, se não vai virar uma sopa de frutas hehe

5) Finalize com suas castanhas, melados, frutas in natura e outros toppings que quiser, e bom apetite!


Não há certos e errados na gastronomia vegana, o certo é você ser feliz e permitir o mesmo aos animais, o resto a gente inventa! Espero que gostem dessa receita!

Não se esqueça de fotografar e postar uma foto nos stories marcando o @palmavegan pra que eu possa ver a sua versão! Um beijo enorme, #considereoveganismo e até a próxima!

© 2020 Todas as imagens e receitas são de autoria de Juliana Palma e estão protegidas pelas leis de direito autoral

  • Instagram