Panquecas
de Bolo de Chocolate


 

Olá queridos!
 

Aqui temos um clássico pra quando você estiver com bastante tempo pra tomar aquele café da manhã de fim de semana: demorado e delicioso! 

 

Criei essa receita em um dia de preguiça em que tudo que eu queria era comer um bolão de chocolate logo pela manhã. Pra disfarçar a vontade, combinei minha impaciência - que nunca me deixaria esperar um bolo inteiro assar - com o clássico café da manhã norte americano: e assim nasceram essas delícias que tem cara de panqueca e gosto de bolo de chocolate!

 

Minha sugestão de topping é essa deliciosa calda caseira de frutas vermelhas, que fiz usando frutas congeladas. Mas vale lembrar que é sempre bom priorizar ingredientes regionais e orgânicos. E claro, o melhor ingrediente é sempre aquele que você já tem em casa: então esqueça o desperdício e reinvente com o que tiver na geladeira!

Fomos acostumados a ficar no padrão e pensar sempre nas mesmas ideias de toppings para bolos e panquecas. Por esse motivo às vezes é difícil ter criatividade para sair do tradicional de usar doce de leite ou chantilly feito com leite de vaca (leia aqui alguns motivos para tirar o leite de vaca da sua vida). E como nem sempre temos tempo para preparar um chantilly vegano, ou fazer do zero um doce de leite de castanhas, vou deixar a seguir algumas ideias simples de toppings que vão trazer sabor e textura para os seus preparos adocicados.


Pistache 

É caro mas vale cada centavo pra ter esse aroma maravilhoso

Canela

Em pó, gostinho delicioso e combina demais com chocolate


Avelã 

Também é carinha mas nem preciso falar o goxtinho incrível né?


Amendoim

Mais baratex porém igualmente delicioso

Aveia prensada

Além de HIPER nutritiva ela fica super crocante (tipo granola mesmo)

 

Calda de Chocolate 

Derreta um pouco de chocolate amargo e misture com óleo de coco, você terá uma calda daquelas que ficam crocantes ao esfriar, 100% gostinho de infância


Melado de cana

Delicioso, brasileirinho e rico em ferro


Geleias

São um jeito bacana de adoçar e adicionar um sabor especial

Frutas

Prepare-as picadinhas na frigideira até soltarem bastante líquido, elas viram uma calda deliciosamente cheia de sabor


Pasta de amendoim

Deliciosa e nutritiva, além de ser facilmente encontrada.


Pasta de amêndoas

Um pouco mais cara mas dá pra fazer em casa para baratear.

Leite de coco

Misture com um pouco de polvilho doce e um pouco de açúcar e ele vira um creme branco delicioso para colocar em cima da sua panqueca.

INGREDIENTES


 

1 xíc - farinha de trigo

1/3 xíc - cacau em pó

¼ xíc – açúcar

¼ xíc – óleo

½ xíc - leite vegetal (pode ser substituído por água)

½ xíc - purê de maçã (é só bater a maçã no processador ou liquidificador - não precisa nem tirar a casca)

1 col sopa - bicarbonato

1 col sopa – vinagre

¼ col chá – sal

¾ xíc – chocolate picado (procure por chocolates amargos, além de terem qualidades melhores, eles quase sempre são veganos e muito mais saudáveis pois possuem menos gorduras ruins)

PREPARO:
 

1) Comece misturando alguns dos ingredientes secos: a farinha com cacau, bicarbonato e a pitadinha de sal.

2) Em outro recipiente, misture o açúcar com leite vegetal e óleo; com a ajuda de um fouet, vá acrescentando o vinagre e o purê de maçã (se você não gosta de vinagre ou maçã, não se preocupe, pois, eles não deixam sabor na receita)
 

3) Incorpore as duas misturas com o chocolate picado e misture delicadamente (misturar em excesso fará o glúten da farinha se desenvolver e irá deixar sua panqueca com cara de bolo embatumado, misturando delicadamente você obtem uma panqueca mais aerada e fofinha)

 

4) Coloque um fio de óleo em uma frigideira no fogo baixo, e com a ajuda de uma concha coloque um pouco de massa na frigideira e tampe - é importante usar uma frigideira anti aderente, isso vai ajudar muito na hora de soltar a sua panqueca para virá-la.

5) Só vire com a espátula quando o centro da panqueca estiver começando a firmar (se você não está acostumado a fazer panquecas, pode ser que a 1ª saia meio torta, mas não desiste não, pois com o tempo você vai pegando a prática. Repita o processo até a massa acabar e vá empilhando as panquecas que ficarem prontas em um prato.
 

6) Enquanto isso, coloque suas frutas em uma panelinha e vá mexendo em fogo médio até que elas derretam e virem uma caldinha, se você for formiguinha pode colocar uma colher de sopa de açúcar ou melado, mas lembre-se que mesmo que não colocar açúcar sua calda já ficará adocicada, afinal as frutas já tem seu próprio açúcar natural!

7) Sirva suas panquecas com a calda e capriche nos toppings! Se sobrar massa você pode guardar na geladeira e comer em até dois dias.

Espero que tenham gostado, essa receita parece complexa, mas ela é muito deliciosa e cada detalhe vale a pena. As possibilidades são infinitas quando falamos de panquecas veganas, então não tenham medo de modificar e adiconar ingredientes que gostarem, usem a criatividade, anotem as dicas e sejam felizes permitindo o mesmo aos animais!


Não há certos e errados na gastronomia vegana, o certo é você ser feliz e permitir o mesmo aos animais, o resto a gente inventa! Espero que gostem dessa receita! Não se esqueça de fotografar e postar uma foto nos stories marcando o @palmavegan pra que eu possa ver a sua versão! Um beijo enorme, #considereoveganismo e até a próxima!

© 2020 Todas as imagens e receitas são de autoria de Juliana Palma e estão protegidas pelas leis de direito autoral

  • Instagram