Criei esse patê unindo alguns dos meus ingredientes favoritos, e o sucesso foi tanto que ele acabou indo para na sessão de receitas com tomate da edição nº149 da Revista dos Vegetarianos.

Os antigos seguidores do @palmavegan vão lembrar dessa receita pois ela já apareceu por lá, nos tempos antigos. Mas agora ela ressurge repaginada e melhorada!

Por sinal, vale dizer que o foodstyling da foto de capa é meu, mas a foto final é do fotógrafo Paulo Lima, que fotografa todas as receitas da Revista dos Vegetarianos e me acompanhou nesse dia incrível.

Quanto à receita, a pastinha é muito simples porém muito chiquetosa e super fácil de fazer, a única coisa que você vai precisar é de um processador simples.

E antes que vocês perguntem: sim, até dá pra usar pimentão de diversas cores, mas eu sugiro fortemente que usem vermelho porque é o mais doce e saboroso, além de que vai deixar uma cor linda risos, então bora pra receita
 

Sem mais, vamos à receita que está maravilhosa!

Patê de Pimentão com Cogumelos
e molho de tomate

 

INGREDIENTES

 

- 1/3 de pimentão vermelho

- 200 grs de cogumelos (Portobello ou Paris)

 

- Temperos a gosto, eu uso uma boa pitada de cada um desses:

  • páprica doce

  • páprica picante

  • cebola em pó

  • alho em pó

 

- azeite

 

- sal

 

- extrato de tomate concentrado até dar o ponto bem cremoso de patê (cerca de 1/2 xícara)

PREPARO:

 

1) corte e asse com um fio de azeite o pimentão até a casca começar a escurecer, cuidado pra não queimar em excesso, mas um pouquinho não tem problema não pois é isso que vai dar goxxxtinho de defumado (repare os queimadinhos na foto)

 

2) bata os cogumelos num processador pulsando poucas vezes só até ele ficar esfareladinho assim como na foto, cuidaaaado para não bater demais e virar uma pasta.

 

3) leve os cogus pra frigideira com azeite e os temperos, ele vai soltar bastante água e depois começar a reduzir, enquanto isso vá batendo seus pimentões no processador até virar uma pasta, quando o cogu estiver bem sequinho e começando a tostar acrescente a pastinha de pimentão

 

4) por fim acrescente o extrato de tomate e sirva com torraditas, ou o que quiser!


Não há certos e errados na gastronomia vegana, o certo é você ser feliz e permitir o mesmo aos animais, o resto a gente inventa! Espero que gostem dessa receita! Não se esqueça de fotografar e postar uma foto nos stories marcando o @palmavegan pra que eu possa ver a sua versão! Um beijo enorme, #considereoveganismo e até a próxima!

© 2020 Todas as imagens e receitas são de autoria de Juliana Palma e estão protegidas pelas leis de direito autoral

  • Instagram