Venho ensinar a fazer uma massa super suculenta caseira do zero, que pode ser feita no forno de pizza ou, claro, no forno de casa mesmo!

Mas antes, vamos converrsar sobre os toppings da pizza?

Pra mim, o segredo para criar uma pizza vegana gostosa sem complicações é não se apegar só nos vegetais clássicos jogados por cima da pizza e não se apoiar 100% em coisas caras imitando pizzas carnistas. Então, a seguir vou citar alguns dos meus toppings favoritos pra pizza!

MOLHO: É essencial pra deixar a pizza mais suculenta, nem sempre uma pizza vegana vai ser rica em gordura igual à uma pizza carnista, por isso o molho de tomate é essencial nos ajudando a deixar nossa pizza mais molhadinha, coloque bastante sem medo de ser feliz! Faço meu molho usando tomate pelado e uso ele pra tudo, desde macarrão, até lasanha e pizza, essa receita já está aqui no site e vale muito a pena fazer!

PIMENTÃO: o meu favorito é o vermelho por ser mais doce, mas os outros também ficam ótimos, o pimentão é crocante por fora e suculento por dentro, e deixa qualquer pizza mais saborosa.

CEBOLA ROXA: ela é mais doce que a cebola clarinha, e é essencial pra uma pizza bem saborosa!

ABOBRINHA: é só cortar bem fininha e espalhar as rodelas pela pizza, com um pouco de alho fica INCRIVEL, ela seca bem quando vai ao forno e fica deliciosa.




.

Pizza Vegana do Zero

TOFU SECO E/OU DEFUMADO: ele é mais saboroso e tem menos água que o comum, também é um pouco mais caro, mas vale MUITO a pena pois dá um sabor sensacional, se não encontrar o defumado, dá pra comprar o normal que é mais barato e passá-lo na frigideira com páprica defumada que fica MUITO bom!

AZEITONAS PRETAS: nem precisa explicar né? Ela dá aquele salzinho top e a carinha de pizza que a gente ama

COGUMELOS: Pra mim a pizza perfeita TEM que ter cogumelos, você pode fatiá-los e colocá-los crus sobre a pizza para ir ao forno, ou pode refogá-los antes com os temperos que quiser e depois distribuir sobre a pizza (os dois jeitos ficam incríveis, na minha opinião)

OUTROS VEGETAIS: Como pizzas veganas não tem o tradicional queijo (que é rico em sal e gordura) quando você adicionar qualquer vegetal para sua pizza, seja a abobrinha que falamos antes, ou algumas rodelas de tomate etc (apesar de tomate ser fruta hehe) nunca se esqueça de adicionar uma pitada de sal e um fio de azeite para que esse vegetal possa ficar saboroso e se destacar!

QUEIJO VEGETAL CASEIRO: Dá pra fazer vários e tem centenas de receitas na internet, basta pesquisar. Minha favorita de queijo de castanha de caju, ainda não está aqui no site, mas resumindo: basta cozinhar um punhado de castanha de caju na água fervente, depois escorrer a água e bater as castanhas no processador com azeite, sal e os temperos que quiser até ficar bem homogeneo, vá adicionando o mínimo possível de água para ajudar a bater (quanto menos, mais denso ficará seu queijo). Fica identico à um catupiry (digo, MELHOR!). Não se engane pela textura liquida demais, quando levar ao forno ele vai dar uma leve secada!

PREPARO DA MASSA:

A quantidade dos ingredientes por número de discos de pizza varia muito conforme a grossura, mas para fazer cerca de 4 discos de grossura média, nós usamos:

- 1 pacotinho de fermento biológico seco (10g)
- 750grs de farinha

1) Num bowl bem grande misture a farinha com o fermento e adicione BEM aos poucos: água morna e um fio de óleo de girassol. Não, não tem medida. Porque essa parte depende MUITO da umidade da sua farinha, e até da umidade do local onde você está. Mas é bem pouco, o suficiente para transformar a farinha seca em uma massinha de modelar.

2) Mexa com as mãos mantendo a massa mais seca, quando ela começar a descolar do pote, passe para uma superfície enfarinhada e sove com as mãos INTENSAMENTE. Pode fazer cara de lok igual ao meu namorado Elias
, pode tacar a massa na bancada, esmagar e amassar BEM, até você QUASE se arrepender de fazer a massa em casa kkk. Mas o importante é sovar bastante.

3) Quando estiver bem uniforme, coloque de volta no pote e cubra com um pano úmido, deixe descansar o MÁXIMO de tempo que quiser, pode ser 2h ou 12h, quanto mais descansar: melhor. E vá retirando-a de 2 em 2 horas para dar uma sovada a mais, assim ela fica super fofinha
.

COMO 
ABRIR E ASSAR:

1) D
epois que a nossa massa já quase quadruplicou de tamanho, vamos dividi-la em várias bolinhas de acordo com a finura da massa que queremos.

2) Depois é só abrir uma a uma com um rolo e com as mãos segurando ela na vertical, girando devagarzinho enquanto ela se estica (como na foto).

3) Quando virar um disco uniforme, é só colocar numa forma e fazer furinhos com um garfo para evitar o excesso de bolhas, leve-a ao forno para pré-assar e deixe até dourar e secar. Atenção: se for fazer num forno a lenha de pizza tem que ficar atento pois cozinha bem rápido. Não tem tempo, pois vai muito do seu forno, e se for fazer em forno de casa minha dica é deixar a temperatura no mais alto que seu forno alcançar pra simular o forno de pizza!

4) Depois que estiver pré assada é só colocar o molho de tomate na base + seus ingredientes favoritos e levar de volta ao forno até as bordas e o recheio tostarem bem. Eu SEMPRE coloco: molho de tomate caseiro, um creme tipo queijo de castanha de caju, cogumelos, azeitonas, abobrinha cortada bem fininha, cebola roxa, pimentão e tomates. Se eu der sorte: umas fatias bem finas de tofu e tomates secos! Nhac!


Não há certos e errados na gastronomia vegana, o certo é você ser feliz e permitir o mesmo aos animais, o resto a gente inventa! Espero que gostem dessa receita!

Não se esqueça de fotografar e postar uma foto nos stories marcando o @palmavegan pra que eu possa ver a sua versão! Um beijo enorme, #considereoveganismo e até a próxima!

© 2020 Todas as imagens e receitas são de autoria de Juliana Palma e estão protegidas pelas leis de direito autoral

  • Instagram