o GỏiCuốn é a versão fresquinha vinda do Vietnã do rolinho primavera ☀️

ele é uma combinação de legumes envoltos na folha de arroz (conhecida como bánh tráng que apesar de serem muito baratas lá fora são ultra difíceis de encontrar aqui no Brasil (felizmente eu trouxe um pacote da gringa) MASSSS você pode substituí-las usando folhas de repolho ou de couve e fica igualmente delicioso!

 

Eu amo muito valorizar a culinária local com os ingredientes brasileiros. Mas de vez em quando é incrível perceber como a cozinha tem o poder de nos transportar, certo?

Comer esses rolinhos faz você se sentir nas terras asiáticas, cercada de rios com mercados flutuantes e aquele calor úmido. É realmente mágico ter acesso à produtos vindos do outro lado do globo.



 

Rolinho Vietnamita
Minha versão do Gỏi Cuốn

INGREDIENTE BASE

folhas de arroz (que podem ser substituidas por couve, repolho ou qualquer outra que puder ser enrolada como um charutinho - se for fazer com alguma dessas, recomenda-se escaldar a folha por 2 minutos em água fervente e dar um choque térmico em água fria, e depois remover os talos mais grossos do centro antes de enrolar)

INGREDIENTES | RECHEIO


lentilhas germinadas

pepino

tomate

temperos - eu usei: óleo de gergelim torrado, shoyu, melado, páprica e pimenta sriracha

folhas da rama de cenoura para finalizar

INGREDIENTES | MOLHO

levedo de cerveja (dá pra comprar baratinho em lojas a granel)

shoyu

gengibre ralado

alho ralado

tahine


sal

limão

azeite

PREPARO:

1) B
asta cortar e misturar os ingredientes fazendo um saladão delicioso, pode adicionar o tempero a gosto nesse momento para que o recheio tenha mais sabor, mas cuidado pois ele não pode ficar muito úmido, se não irá desmanchar as folhas de arroz.

2) Depois é só ir enrolando as folhas com o recheio no centro - pra quem for usar folha de arroz, não esqueçam de molhá-la em um prato para amolecer antes de enrolar, depois é só misturar os ingredientes do molho em um potinho e jogar por cima bem bonitão

3) Para finalizar, jogue
umas folhinhas de cenoura por cima, elas são SUPER saborosas e tem mais gosto de cenoura do que a própria cenoura!

Quem tem acompanhado meus stories no @palmavegan sabe que essa receita chega no feed e no site PRINCIPALMENTE pra lembrar todo mundo de se alimentar bem, comer menos industrializados, mais verduras, e beber BASTANTE água!

Vamos cuidar dos nossos corpos que são nossa principal casinha ☀️⠀inclusive, essa receita é fácil e saudável (além de deliciosa) e é perfeita pra dias calorentos em que você não está a fim de comer comida quente ou ficar com a barriguinha no fogão...

​Não há certos e errados na gastronomia vegana, o certo é você ser feliz e permitir o mesmo aos animais, o resto a gente inventa! Espero que gostem dessa receita!

Não se esqueça de fotografar e postar uma foto nos stories marcando o @palmavegan pra que eu possa ver a sua versão! Um beijo enorme, #considereoveganismo e até a próxima!

© 2020 Todas as imagens e receitas são de autoria de Juliana Palma e estão protegidas pelas leis de direito autoral

  • Instagram